-
Arquitetos: MATÚ Arquitetura
- Área: 120 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Cris Farhat
-
Fabricantes: Deca, Ed Limitada, RR Planejados, Tintas Suvinil, Valor e arte marmoraria, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido para atender às necessidades de um casal com seu cachorro, o projeto de arquitetura e interiores do apartamento San Martim teve como principal inspiração a integração dos espaços, buscando criar ambientes que pudessem ser utilizados em diferentes momentos do dia, para as diversas atividades presentes na rotina do casal. A moradora, que é apaixonada e tem sua marca de confeitaria, pediu uma cozinha exclusiva para preparar suas receitas de forma prática e funcional. Já o Bigode, o dog da família, precisava ter acesso à mobiliários baixos de forma acolhedora, por conta de sua mobilidade reduzida.
Dessa forma, a ideia foi criar um layout adequado, que atendesse às necessidades dos moradores e proporcionasse conforto e bem-estar.
O ponto de partida para o projeto foi a cozinha. A partir daí, foi desenvolvido um layout que privilegiou a integração entre sala e cozinha, de forma a permitir que os moradores pudessem interagir quando recebessem amigos e familiares para um jantar. Ao mesmo tempo, as portas de correr proporcionam privacidade e garantem a temperatura adequada durante a atividade de confeitaria.
Além da integração entre sala e cozinha, outro ponto importante para o projeto foi garantir a privacidade da área íntima dos quartos. O painel da sala de tv integra uma porta mimetizada em sua materialidade. A partir deste acesso, o banheiro social que antes estava aberto para o corredor, passou a ser parte da suíte do casal, onde mais uma vez a porta se integra harmonicamente com as demais portas do armário deste ambiente. A utilização de materiais como a madeira, presente nos painéis, traz conforto e aconchego para a sala.
Tais harmonias foram fundamentais quanto à escolha dos materiais. Na cozinha, foram escolhidos materiais de tons brancos, criando o cenário perfeito para os elementos decorativos, que refletem a personalidade dos moradores. As cores mais fortes foram escolhidas para os ambientes de passagem e pouca permanência, como o corredor, criando uma grande caixa verde escura, e o lavabo, com um divertido papel de parede floral de fundo preto.
Assim que os moradores visitaram o apartamento para a compra pela primeira vez, se apaixonaram pelo piso existente da cozinha: uma cerâmica estampada com floral azul e amarelo. Desde o primeiro contato, eles enfatizavam o desejo por manter este revestimento, mas como sempre, existem diversos desafios a serem vencidos. Alterações de infra estrutura, qualidade de um piso de mais de 30 anos, entre outras questões, impediram a possibilidade de mantê-lo da forma original. Assim, foi desenvolvido no projeto, um tapete de cerâmicas originais que resistiram a demolição, envolvendo a ilha central e destacando ainda mais as características estéticas da cozinha.